Você sabia que um imóvel não regularizado pode causar um grande prejuízo ao seu patrimônio? Preparamos para você um guia completo sobre regularização de imóveis para que você possa preservar seu patrimônio livre de riscos.
O que é Regularização de Imóveis?
As situações mais comuns de irregularidade são infrações em relação aos recuos e ao uso do imóvel, desde que permitidos na zona em que estiver localizado
O que é Regularização de Imóveis?
A regularização das edificações irregulares tem como objetivo legalizar construções erguidas sem prévia licença e à revelia da lei de zoneamento e do Código de Obras e Edificações. As situações mais comuns de irregularidade são infrações em relação aos recuos e ao uso do imóvel, desde que permitidos na zona em que estiver localizado. Exemplos disso são corredores laterais que têm medidas menores que as mínimas permitidas pelo Código de Obras e Edificações.
Mudança de Uso
Mudança da classificação da atividade ou Mudança de Uso que se pretende instalar no imóvel. Tais como uso residencial, comercial, etc.
Porque Regularizar?
A regularização tira o imóvel da clandestinidade. Se o imóvel estiver irregular, pode sofrer ação da fiscalização a qualquer momento e ser multado pela infração que está cometendo ou ainda ter o seu negócio fechado. Uma vez regularizada a edificação ou o uso instalado, o proprietário pode registrar sua casa, ter legalizado o funcionamento da atividade comercial, ter acesso a financiamentos para reformar o imóvel ou comercializá-lo. Se estiver irregular, não é possível registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis.
Qual o processo para a regularização?
O processo para se obter a regularização de um imóvel junto a Prefeitura deve ter sempre a assessoria de um profissional que precisa estar credenciado pela Prefeitura Municipal e pelo CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado.
Se você quer construir, desmembrar ou juntar lotes e também regularizar a sua edificação procure um profissional devidamente registrado no seu órgão de classe e cadastrado na Prefeitura.
Esse profissional terá condições de orientá-lo na escolha do terreno, na posição da edificação sobre o lote escolhido, para que esta ofereça as melhores condições quanto à circulação, ventilação e iluminação naturais dos ambientes; além de segurança, menores custos e prazos de execução.
Quanto ao andamento do processo burocrático, haverá mais agilidade na aprovação do projeto e obtenção do “habite-se” (documento que permite a utilização da edificação no caso das construções residenciais), ou “Auto de Conclusão” (para as construções comerciais e industriais). Estes documentos não são só importantes para a regularização do imóvel junto à Prefeitura, mas também para a seqüência da Previdência Social e seu registro no Cartório de Registro de Imóveis.
Por que regularizar seu imóvel ?
-
- Só é dono quem registral! Um imóvel regular permite o registro e a garantia da propriedade.
-
- Segurança jurídica e valorização do seu imóvel e do seu patrimônio. Estudos indicam valorização real média superior a 30% no preço do imóvel. Já vimos casos, em que essa valorização passou de 50%!!;
-
- Facilidade para adquirir financiomento;
-
- Com seu imóvel regularizado, você passa a ter segurança para vender, financiar, doar, dar em testamento, etc., pois toda e qualquer informação sobre o imóvel estará no Registro de Imóveis;
-
- Tranquilidade de ter seu imóvel regularizado, aprovado junto a Prefeitura, evitando problemas com o descumprimento da legislação Municipal.
Por onde começar?
Para regularizar seu imóvel é necessário contar com a assessoria de uma equipe multiprofissional, a depender das regularizações pendentes. A UP EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS pode te ajudar com essa tarefa. Clique aqui e solicite uma avaliação agora mesmo!